• Av. dos Arnaldos, 1033, Fernandópolis/SP
  • Segunda à Sexta, das 8:00 às 18:00
  • (17) 3442-2454

Quando realizar tratamento para acne

Quem sofre com a acne sabe que os problemas vão além da estética. A acne é uma doença da pele, que apresenta várias causas, e pode se apresentar em diversas faixas etárias , que tem como manifestação clínica a pele oleosa,, a formação de cravos e espinhas. Essas inflamações podem causar dor, e se não tratadas corretamente podem disseminar e alcançar grandes areas. . É fundamental que ao sinal dessas inflamações, o paciente evite apertá-las e vá em busca de um profissional capacitado, pois é a único capaz de indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. No artigo de hoje, você vai descobrir como a acne se forma, quais são as formas de prevenção e quais os tratamentos mais utilizados para acabar com o problema.

Como surge a acne

Antes de tudo, é importante salientar que existem diferentes tipos de acne. A mais comum é aquela que surge durante a adolescência, por conta da puberdade. Essa fase é marcada pela elevação de níveis hormonais, que causam mudanças nas glândulas da pele e que produzem mais oleosidade que o normal.

Quando o óleo se mistura às células mortas temos uma obstrução dos poros, criando-se assim o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Com isso, há o risco de surgir inchaço, vermelhidão e pus – as famosas espinhas.

Na maioria dos casos, as espinhas são mais leves e desaparecem rapidamente. No entanto, quando a gravidade é maior, a pessoa pode inclusive ficar com cicatrizes profundas.

Formas de prevenção

A limpeza é, sem dúvida, a melhor forma de se prevenir de cravos e espinhas. É recomendável lavar a região afetada várias vezes ao dia, especialmente antes de dormir. Utilize um sabonete próprio para esta região e, de preferência, indicado por um dermatologista – para respeitar o ph da sua pele.

Quando realizar o tratamento para acne?

O quanto antes a acne for tratada, menos marcas ela pode deixar no corpo. Existe tratamento para as pessoas que sofreram com a doença na adolescência e desejam remover suas cicatrizes.

Os tratamentos anti acne podem ser feitos tanto em jovens como adultos, e consistem em higienizar, esfoliar e ionizar a pele. Desta forma, é possível equilibrar a produção da oleosidade, evitando o surgimento de mais lesões e agilizando a cicatrização da pele.

Embora haja tratamento para cicatrizes de acne, a melhor forma de se evitar marcas no rosto, tronco, costas ou braços, é realizar os procedimentos o quanto antes – a fim de ter um resultado ainda mais eficiente.

Dentre os tratamentos estéticos que podem ser realizados para o tratamento de acne estão o laser fracionado, peeling, limpeza de pele profunda, microdermoabrasão, entre outros.

Além de procedimentos estéticos, é importante fazer a limpeza diária da pele, com a aplicação de sabonetes, géis, cremes, antibióticos orais e, em alguns casos, a isotretinoína. A punção de lesões, bem como a infiltração de medicações específicas, também podem ser recomendadas.

É importante que o paciente seja avaliado por um profissional antes de buscar tratamentos alternativos. Assim você garante a integridade da sua saúde e evita marcas na pele. Agende uma avaliação na Clínica Coisa de Pele e comece agora mesmo a combater a acne!