• Av. dos Arnaldos, 1033, Fernandópolis/SP
  • Segunda à Sexta, das 8:00 às 18:00
  • (17) 3442-2454

Como prevenir e tratar a dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença de pele muito comum em bebês, crianças, mas também pode acometer adultos e verdade todas as faixas etárias podem desenvolver essa dermatite. Conhecida pela coceira, ressecamento, sensação de ardência, vermelhidão e formação de feridas pelo corpo, exige tratamento específico recomendado pelo dermatologista para controle efetivo do problema. Vamos entender a dermatite atópica, fatores que desencadeiam, as diversas formas de tratamento, e saiba que nossa equipe dermatológica encontra-se treinada e capacitada para reconhecer, diagnosticar e tratar a necessidade de cada paciente.

Dermatite atópica é uma doença crônica

A dermatite atópica é uma doença crônica, isto é , tem evolução prolongada , e apresenta ao longo da vida , períodos de melhora e piora. Geralmente, a doença pode surgir logo na primeira infância, em bebês com histórico familiar de rinite alérgica, asma e/ou bronquite.

Sintomas da dermatite atópica

• Cada faixa etária apresenta suas características clínicas peculiares
  • Bebês com bochechas rosadas e ressecadas
  • Crianças com dobras dos braços e pernas avermelhadas e ressecadas
  • Coceira intensa
  • Ressecamento da pele
  • Ardência
  • Manchas vermelhas, bolhas de água
  • Áreas espessas
  • Manchas brancas

O tratamento exige o entendimento que o defeito básico está em manter a pele hidratada naturalmente , portando , o uso de sabonetes líquidos e hidratantes sem perfumes são fundamentais durante a vida do paciente atípico. Além disso , pode haver a necessidade do uso de medicamentos tópicos, à base de corticoides, tacrolimos. O dermatologista pode indicar também sessões de fototerapia, que ajuda a aliviar a irritação.

E em casos graves , agora temos uma classe de imunobiológico disponível e seguro . Portanto cada caso é único e seu Dermatologista de confiança pode identificará melhor maneira de acompanhá-lo.

Como prevenir a dermatite atópica

Com a adoção de alguns cuidados diários, você consegue manter a pele protegida e saudável.

O primeiro passo para a prevenção é hidratar a pele todos os dias. Para criar uma rotina, banhos rápidos e mornos, com o uso de sabonete líquidos sem perfumes, faça a hidratação logo após o banho, evitando produtos perfumados ou com ureia , quando estiver com lesões de pele.

O tipo de creme pode variar de pessoa a pessoa, mas geralmente os indicados são aqueles com ativos capazes de recuperar a barreira cutânea, ajudando a reter a água na pele.

E já que falamos do banho, outra recomendação é diminuir o tempo em que você fica debaixo d’água. Tomar banhos rápidos ajuda a manter a hidratação natural da pele. A temperatura da água também deve ser um ponto de atenção.

Prefira banhos na temperatura morna a fria, que evita o ressecamento da pele. Também evite buchas e esponjas, que podem lesionar a pele..

Utilize sempre um sabonete hidratante, ou uma loção de limpeza especial, desde que respeitem o pH da sua pele.

Estes procedimentos já ajudarão na prevenção da dermatite atópica, mas não se esqueça de fazer consultas periódicas com o dermatologista.